Design de Serviços

“O design de serviços é uma área emergente focada na criação de experiências cuidadosamente planejadas, por meio do uso de uma combinação de mídias tangíveis e intangíveis.

Essa prática interdisciplinar combina inúmeras habilidades de design, gestão e engenharia…os serviços sempre existiram e vem sendo organizados de diversas maneiras. Entretanto, serviços conscientemente projetados por designers, que incorporam novos modelos de negócios, são empáticos  às necessidades do usuário e buscam criar um novo valor socioeconômico”.

The Copenhagen Institute of Interection  Design, 2008.

 

Os 5 princípios do design de serviços 

1 Centrado no usuário: os serviços devem ser testados sob o olhar do cliente

2 Cocriativo: envolver os stakerholders no processo de projeto

3 Sequencial: o serviço deve ser visualizado como uma sequência de ações

4 Evidente: serviços intangíveis devem ser visualizados como artefatos físicos

5 Holístico: todo o ambiente deve ser levado em considerado no projeto de um serviço

Fonte: STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. (Org.). Isto é Design Thinking de Serviços  Fundamentos, Ferramentas, Casos. Porto Alegre: Bookman, 2014. 380p.

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